Notícias

Várzea Nova sedia Audiência Pública do Sisal e anuncia medidas para fortalecimento da cadeia produtiva

Várzea Nova recebeu nesta sexta-feira, dia 15 de agosto, a “Audiência Pública do Sisal

O Sisal nos Emancipou”, reunindo prefeitos, vereadores, trabalhadores e trabalhadoras, produtores, empresários, representantes de bancos, órgãos estaduais e federais, sindicatos e associações.

O encontro discutiu os desafios do setor, especialmente após operações recentes do Ministério Público do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Polícia Federal, que reforçaram a importância de condições de trabalho seguras e da sustentabilidade econômica da cultura sisaleira.A prefeita de Várzea Nova destacou o caráter histórico da audiência: “Estamos reunidos para garantir que o sisal, patrimônio econômico e cultural do nosso povo, tenha seu valor reconhecido e fortalecido. Esta audiência é um marco para construirmos soluções conjuntas e garantir dignidade e segurança aos trabalhadores e produtores”.Foi anunciada a criação de uma Comissão Estadual para valorizar o sisal no mercado nacional e internacional, bem como para buscar soluções para os problemas enfrentados pelo setor.

O deputado federal presente ressaltou a importância de unir forças: “O sisal é estratégico para o semiárido. Estamos lutando para garantir condições de trabalho, acesso a crédito e tecnologia, e abrir novos mercados para que produtores e trabalhadores tenham resultados concretos”.

A Prefeitura recebeu 300 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sendo duas entregas simbólicas e o restante a ser distribuído nos próximos dias. Outras remessas estão previstas para toda a região. Também foram confirmados cursos de capacitação para a cadeia produtiva. O Secretário Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) destacou que “agora é o momento de garantir que trabalhadores e produtores do sisal sejam efetivamente valorizados e reconhecidos. Esta é uma luta nossa: o governador já determinou a resolução das demandas, e estamos aqui para cumprir essa missão”

Os trabalhadores reforçaram suas demandas: “Não queremos auxílio, queremos trabalhar com dignidade e respeito, levando o pão para casa pelo fruto das nossas próprias mãos. Precisamos de condições seguras e ser reconhecidos como trabalhadores. Esta audiência é um passo importante para que nossa voz seja ouvida”.

Produtores também enfatizaram a necessidade de adaptação e diálogo: “Com apoio técnico, o sisal da Bahia continuará sendo referência no Brasil e no mundo.

Estamos aqui para buscar soluções, nos adequar às demandas trabalhistas e transformar o nosso sisal no verdadeiro ‘ouro verde’ da Bahia, do Brasil e do mundo”.

Nos próximos dias, será realizado um encontro em Brasília para analisar as propostas, definir ações e estabelecer metas que beneficiem diretamente o setor, com foco nos trabalhadores e trabalhadoras do sisal.

Por: AGECOM/Prefeitura Municipal de Várzea Nova.

alison noticias

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A