Notícias

Centro de Abastecimento de Várzea Nova passa a se chamar “Luíz Vaqueiro” em homenagem ao ex-prefeito Luís Bispo de Oliveira

O Centro de Abastecimento Municipal de Várzea Nova, espaço que abriga a tradicional Feira Livre da cidade, agora carrega o nome de uma das figuras mais emblemáticas da política local: Luís Bispo de Oliveira, conhecido carinhosamente como “Luíz Vaqueiro”.

A mudança foi oficializada após a sanção da prefeita Daiane Pereira (PCdoB), em cumprimento ao Projeto de Lei aprovado pela Câmara de Vereadores.

A proposta de denominação partiu do vereador Nilton Moreira (PSDB), que justificou a homenagem como um reconhecimento à trajetória política e social de Luís Bispo no município. “Nada mais justo que eternizar a memória de um homem que fez tanto por nossa cidade, no espaço onde o povo se encontra e a economia pulsa”, afirmou o vereador.

Luís Bispo de Oliveira, falecido em setembro de 2024 aos 69 anos, foi o único várzea-novense a ocupar todos os cargos eletivos na esfera municipal: vereador, vice-prefeito e prefeito. Nascido na comunidade do Gaspar, filho de Manoel Vaqueiro e dona Dudu, o ex-prefeito construiu sua vida pública com base no diálogo, espírito democrático e dedicação às causas sociais.Durante seu mandato como prefeito, entre 1992 e 1995, teve início a construção do atual Centro de Abastecimento, obra concluída posteriormente. O equipamento público, hoje vital para o comércio local e para os pequenos produtores, tornou-se símbolo do compromisso de Luís com o desenvolvimento econômico da cidade.A prefeita Daiane Pereira destacou a importância histórica da homenagem. “Luíz Vaqueiro foi mais que um gestor; foi um servidor do povo, alguém que viveu e trabalhou para melhorar a vida dos outros. Dizer seu nome é lembrar de generosidade e compromisso com Várzea Nova”, disse.

Além da atuação política, Luís também teve destaque como técnico em geologia e química, e realizou cursos na área veterinária, evidenciando sua versatilidade profissional. Casado com Íris Oliveira, que também exerceu dois mandatos como vereadora, deixou três filhos e um legado de respeito e admiração por parte da população várzea-novense.Com a nova nomenclatura, o Centro de Abastecimento Luíz Bispo de Oliveira – “Luíz Vaqueiro” passa a ser não apenas um ponto de comércio, mas também um marco de memória e reconhecimento à contribuição de um homem que marcou gerações.

Fonte: Jacobina 24 Horas

alison noticias

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A