Notícias

Instituto com histórico de erros grotescos e polêmicas judiciais registra nova pesquisa em Lauro de Freitas.

O instituto Âncora Pesquisas e Publicidade LTDA, que registrou nesta segunda-feira (23/09) uma nova pesquisa para Lauro de Freitas, tem um histórico de erros grotescos e resultados controversos em levantamentos de intenções de votos em cidades da Bahia. A pesquisa, contratada por R$ 50 mil, tem previsão de publicação para o próximo domingo (29/09).

O instituto Âncora Pesquisas e Publicidade LTDA, que registrou nesta segunda-feira (23/09) uma nova pesquisa para Lauro de Freitas, tem um histórico de erros grotescos e resultados controversos em levantamentos de intenções de votos em cidades da Bahia. A pesquisa, contratada por R$ 50 mil, tem previsão de publicação para o próximo domingo (29/09).

Apuração do Informe Baiano revela que um dos resultados mais estranhos ocorreu em 2016 na disputa eleitoral em Irecê. A pesquisa da Âncora publicada a poucos dias da eleição apontava o então prefeito e candidato à reeleição Luizinho Sobral, à época filiado ao antigo PTN (atual Podemos), com larga vantagem na liderança.Luizinho liderava com 61,3%, contra 29,3% de Elmo Vaz (PSB). Ou seja, uma diferença de mais de 30 pontos. Entretanto, quando as urnas foram abertas, Elmo Vaz venceu a disputa eleitoral contra Luizinho por 51,13% a 48,72%.

A reportagem encontrou ainda outros exemplos de erros grotescos do instituto. Às vésperas das eleições de 2020, no dia 14 de novembro, um dia antes da votação, o instituto apontava vitória de Thiago de Maristela (PSD) contra Tacinho Mendes (PP) por 47,8% a 43,8%. Contudo, diferentemente da pesquisa, Tacinho venceu por 52,65% a 47,35%.Ainda nas eleições de 2020, o instituto fez uma pesquisa em São Domingos que apontava vitória do então prefeito Izaque Júnior (MDB) contra Ilário Carneiro (PSD). O levantamento dizia que o prefeito com 49,8% das intenções de voto contra 42,1% de seu adversário. No final, Ilário venceu por 52,49% a 47,51%.

Polêmicas judiciais – Nos últimos anos,

ancora tem tido problemas judiciais devido a pesquisas questionadas. Neste ano, por exemplo, a Justiça Eleitoral obrigou o instituto a conceder informações sobre pesquisa realizada em Ibititá devido a suspeitas de irregularidades.Na decisão, a Justiça pediu que a empresa forneça dados, “incluindo documentos, planilhas, arquivos individuais, mapas, tabelas, gráficos ou equivalente, que embasaram a conclusão da pesquisa eleitoral, especificamente quanto ao levantamento dos dados incluindo documentos, planilhas, arquivos individuais, mapas, tabelas, gráficos ou equivalente, que embasaram a conclusão da pesquisa eleitoral”.Em 2016, em Irecê, a Justiça chegou a suspender a divulgação de duas pesquisas eleitorais após julgar as representações movidas pela coligação “Uma Nova Irecê Para Cuidar de Você”, do então candidato Elmo Vaz.

Resultado controverso – Em Lauro de Freitas, a Âncora já publicou pesquisas com resultados bastante diferentes, sempre apontando vantagem do candidato do PT, Antônio Rosalvo. Enquanto isso, outros institutos, como o AtlasIntel, que é muito elogiado pelo PT por ter acertado a vitória do governador Jerônimo Rodrigues, apontam números que colocam Débora Régis (União Brasil) com ampla vantagem.

Na pesquisa mais recente, em 11 de setembro, a Âncora apontou Rosalvo com 45,5% de intenções de voto, contra 35,9% de Débora. Poucos dias antes, o AtlasIntel divulgou um levantamento que mostra Débora com mais que o dobro de intenções de voto sobre o candidato apoiado pela prefeita Moema Gramacho (PT). Débora lidera com 66,5% das intenções de votos contra 30,3% de Rosalvo.

Levantamento do instituto Séculus mostra uma diferença similar. A pesquisa, divulgada pelo Bahia Notícias nesta segunda-feira (23/09), mostra que Débora pontua com 52,9%, contra 20,87% de Rosalvo.

Fonte: informe Baiano

alison noticias

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A