Notícias

Centro de Parto Normal de Jacobina receberá o nome da Professora Cândida Sangalo

Nos próximos dias, o município de Jacobina inaugura mais um espaço na área da saúde. O primeiro Centro de Parto Normal (CPN), ou Casa de Parto Natural, como também é conhecido, irá receber o nome da saudosa professora Cândida Sangalo, falecida prematuramente em 2004.

Segundo o prefeito Luciano da Locar, o CPN vem com a proposta de atender as exigências previstas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mas, sobretudo, tem real interesse por desenvolver uma cultura de humanização, qualidade e segurança na assistência prestada aos seus usuários, inclusive, no que tange aos cuidados com o binômio mãe-filho.

O novo espaço dedicado às mulheres, que irá funcionar anexo ao Hospital Municipal Antônio Teixeira Sobrinho, segue todos os protocolos do Ministério da Saúde e da Rede Cegonha e tem por objetivo humanizar e melhorar a assistência à gravidez, ao parto e pós-parto, onde a equipe de profissionais desenvolve relações de afetividade com as gestantes e seus familiares.

O prefeito Luciano da Locar destaca que o local possui modernos equipamentos para monitoramento do trabalho de parto e assistência à mulher e ao recém-nascido, reduzindo assim, a taxa de mortalidade materna e neonatal.

A equipe será composta por profissionais especializados, mantendo assim o diferencial na assistência e proporcionando segurança e bem estar para as gestantes e seus bebês.

Homenagem – O Centro de Parto Normal receberá nome da professora Cândida Sangalo, que faleceu aos 43 anos, no dia 28 de dezembro de 2004, exatamente 14 dias após dá à luz ao seu filho Cauã Sangalo, hoje com 15 anos de idade.

Trata-se de uma justa homenagem à memória desta mulher, que deixou um grande legado familiar e profissional.

Nascida em Jacobina, Cândida Sangalo era filha de Ilza Maria Ferreira de Oliveira (em memória) e Ricardo Sangalo, tendo como irmãos Rosangela Sangalo, Alzira Sangalo e Ricardo Sangalo (em memória), e os filhos Carlos Renato Sangalo Bicelli, Marcus Antônio Sangalo Bicelli e Cauã Sangalo Bicelli.

Lecionou nos colégios Iolanda Dias Rocha e Oásis, sendo também professora Rede Pública Municipal, com passagem pelo Colégio de Caatinga do Moura e pelo Colégio Municipal Gilberto Dias Miranda (Comuja), onde acumulava o cargo de vice-diretora quando, infelizmente, faleceu ainda muito jovem, aos 43 anos de vida.

A professora Cândida era prima carnal da cantora Ivete Sangalo.
Fonte: Jacobina 24 HORAS

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A