Covid-19, tudo que você precisa saber
O Coronavírus faz parte de uma família de viroses comuns em animais vertebrados, inclusive o ser humano. A primeira vez que ele foi detectado na nossa espécie, foi na década de 60. O atual coronavírus – Covid-19 é uma variação de um coronavírus que surgiu em 2003 na China. Vários tratamentos estão sendo testados e desenvolvidos para conter o Covid-19, mas a ação coletiva ainda é a melhor alternativa. O Japão é um ótimo exemplo disso. Conter o Covid-19 é uma responsabilidade de cada um de nós.
Lavar as mãos com água e sabão: nas palmas, dorso, entre os dedos, unhas, pulso e polegar.
Passar alcool, com auxílio de algodão ou papel nas maçanetas das portas, no smartphone e sob a embalagem de alimentos (extrato de tomate, leites, iogurtes, embalagens de arroz, feijão, etc) antes de guardá-los.
Deixar frutas e verduras de molho em água sanitária diluída(1 colher de sopa para cada litro de água) por 15 minutos.
Evitar sair de casa, principalmente em lugares com aglomerações de pessoas. Se precisar sair de casa para fazer as compras, manter a distância mínima de 1 metro de cada pessoa.
Sempre que voltar para casa, tome um banho cuidadoso e lave suas roupas. Separar um local fora de casa para deixar os calçados também é válido.
A limpeza dos banheiros também merece atenção especial. É preciso baixar a tampa do vaso sanitário sempre antes de dar descarga. Lavar o banheiro diariamente com desinfetante e água sanitária e limpar o chão da casa com desinfetante pelo menos uma vez por dia são ótimas medidas para deixar sua casa longe dos vírus.
Com criança, idosos e gestantes em casa, o cuidado deve ser ainda maior. Recomenda-se que essas pessoas não saiam de casa e tenham seus itens separados, como: pratos, talheres, copos e toalhas.
Mantenha a calma, o bom humor e capriche na sua alimentação. Comer frutas, verduras e o nosso bom arroz e feijão já nos protege de muitas doenças.
Não se automedique, existem vários remédios que não são permitidos durante o surto! O ideal é sempre consultar um médico. Ao sentir sintomas como febre, tosse e falta de ar, procure a unidade de saúde mais próxima da sua casa.
Há algumas semanas atrás no estado da Bahia todos os casos de coronavírus estavam relacionados com pessoas que vieram de outros países, como a Itália. Essa semana, na Bahia foram detectados os primeiros casos de transmissão comunitária, ou seja, pessoas que não viajaram para fora e não tiveram contato com elas, transmitindo o vírus para outras pessoas que também não tiveram contato com pessoas que viajaram.
Quando isso acontece, os casos de infecção aumentam, por isso os cuidados devem ser redobrados.
Temos que manter o isolamento social para proteger a população mais fragilizada e não sobrecarregar os hospitais.
Na Itália, as pessoas não se protegeram da pandemia. Desobedeceram a quarentena, foram aos bares e festas. Não houve devido cuidado com idosos. Por isso, todos os hospitais ficaram rapidamente lotados e sem espaço suficiente para atender a todos.
Por isso é muito importante ficarmos em casa.
As informações deste texto foram fornecidas pela professora e pesquisadora Jessika Alves. Para mais informações acesse: www.avidamarinha.blogspot.com/coronavirus