Notícias

Jacobina e região perdem o Professor Lourival

Faleceu hoje na Clínica Santa Bárbara em Jacobina, aos 83 anos de idade, Lourival Martins de Souza. Professor Lourival, como era carinhosamente chamado, foi um dos mais colaboradores com a educação de jacobina.

Nascido no município de Morro do Chapéu em 07 de fevereiro de 1937, chegou a Jacobina aos 17 anos, para fazer o curso de admissão (curso exigido na época para cursar a 6ª série). Foi aprovado e cursou a 6ª série no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, onde concluiu o 2º grau com o curso de Magistério em 1962.

Se formou em Matemática na Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1975. Em jacobina foi sapateiro, funcionário estadual no Derba, vice-diretor do Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro. Fundou a escola Ana Nery, hoje Colégio Euzébio de Queiroz, que completou 55 anos de existência.

Em 1970 foi eleito vereador e novamente em 1977, quando foi presidente da Câmara. Seu último mandato foi entre 1996 e 2000. Foi também secretário municipal de Educação e chefe de gabinete do então prefeito Carlito Daltro. Em 1985 tornou-se Cidadão Jacobinense, um reconhecimento da Câmara Municipal pelos relevantes serviços prestados à sociedade do município.

Além de ter deixado sua marca na educação de Jacobina, Professor Lourival tinha como grande legado um coração que não se cansava de servir ao próximo.

Religiosamente sua fé era grande. Tinha a oração como momento muito importante de sintonia com DEUS; sempre foi católico praticante. Chegou a ser Imperador da festa do Divino Espírito Santo em 1959, em Morro do Chapéu, e Imperador da mesma festa em Jacobina no ano de 1969.

Casou-se com Maria Oliveira de Souza em 16 de maio de 1959, constituindo sua família com 5 filhos: Lourival Júnior, Sílvio, Simone, Lízia e Luciano. Tinha um genro (João) e uma nora (Denise), além de 6 netos: Thiago, Thaíse, Alexsander, Paulo Vítor, Vicente e Lourival Neto. Essa união durou 60 anos com as bênçãos de DEUS.

“Fundador do Centro Educacional João de Souza Oliveira, em Várzea Nova e dono Colégio Eusébio de Queiroz, de Jacobina.
Durante três anos fui professor no Eusébio de Queiroz, o que foi de fundamental importância para o nosso crescimento profissional.
Recentemente levei meu filho para conhecê-lo e ele, já fragilizado devido a uma cirurgia, demonstrou muita alegria pela nossa consideração. Fico muito triste pela sua partida”!

Professor Édson Júnior – Várzea Nova

FONTE: LEO RICARDO NOTICIAS

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A