Katia da Saúde, participou em Salvador, do l Fórum Nordeste de Economia Circular
Katia da Saúde, participou em Salvador, do l Fórum Nordeste de Economia Circular de 23 a 25 de novembro. Um grande evento, realizado pelo o governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) que reuniu diversos especialistas nacionais e internacionais, para debaterem sobre a economia circular, tema hoje mundialmente debatido, pois traz reflexões para as gestões públicas, privadas e terceirizadas. Mais um encontro que dialogou uma agenda positiva com centenas de participantes, sobre a possibilitando de ter cidades sustentáveis. Foram diversos diálogos essenciais, vislumbrando construir um futuro melhor. Segundo a Vice Prefeita Katia da Saúde o debate foi riquíssimo, pois sinalizava a preocupação de mudanças individuais coletivas. Apresentando modelos de produtos e projetos que estão dando certo, e trazendo reflexões para agirmos nas nossas ações, reavaliando também e redesenhado as ações que podemos fazer em prol de um desenvolvimento sustentável de verdade para nossos municípios a ideia também é de contribuir com os objetivos da Agenda 2030 da ONU para todos os países. A mesma, aproveitou fazendo uma fala sobre Jacobina e região, já que esta é uma cidade importante e promissora, pela sua riqueza natural, mineral, agrícola, com exploração das energias renováveis, e de um turismo promissor mas delicado nas questões de sustentabilidade. Os olhares e as vozes, foram voltados para discutirmos novas tecnologias, e aprendermos formas de produção sustentáveis, desde o planejamento, extração, execução, produção e descarte, construindo e semeando esperanças de mudanças de comportamentos da sociedade, através da educação normal e criativa, valorizando todos os movimentos sociais participantes e importantes nesses processos. Estamos em um contexto de transição, a exemplo dos recicladores, dos sisaleiros, da agricultura familiar, da cultura transformadora, da mobilidade urbana, da transição energética, dos aspectos ambientais, estamos enfrentando problemas como o aquecimento global, mas buscamos identificar soluções para vivermos com qualidade. Aqui aprendemos que os órgãos, as empresas e instituições precisam respeitar a natureza e fazer o que ela faz na prática. Na abertura tiveram o Vice Governador Geraldo Júnior, o secretário Ângelo Almeida, o presidente da FIEB Carlos Henrique, o secretário estadual de Turismo Maurício Bacelar, representantes do Ministério do desenvolvimento Indústria e Comércio Danilo Cabral e o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclado, representantes da Petrobras, dos movimentos de mulheres, e das universidades .
A ideia central é fazer com que a economia rode com seu ciclo completo, impulsionadas pelos os exemplos de soluções sustentáveis, como já se faz pelo mundo afora, principalmente na Alemanha. O encontro foi inovador com eventos simultaneos em cinco museus baianos. A ideia dos espaços era pra oportunizar a circularidade das práticas e dos estudos, vivenciados para enfrentar os impactos já existentes, implementando novas estratégias de soluções. As discussões evidentemente servirão para ajudar a salvar nosso planeta e o Brasil., promovendo um desenvolvimento econômico, sustentável e social, reduzindo os impactos ambientais que estamos vivendo com as elevadas temperaturas, enchentes, estiagens, que vem causando um verdadeiro desequilíbrio ambiental. O evento ocorreu simultaneamente em quatro museus de Salvador.
As ideias são, para que agora mais do que nunca, cuidemos dos nossos espaços, debatendo soluções, com iniciativas que possam garantir urgente a preservação do meio ambiente e das cidades.