Cultura

Trechos do Forró Nordestino- Projeto de duas jornalistas baianas para registrar causos do forró no nordeste brasileiro.

“Pra você que gosta de dançar, vou logo lhe alembrar, se avexe não!…não vamos perder a hora e nem deixar desatar o nó, porque a partir de hoje eu vou lhe mostrar alguns trechinhos do forró! ”

 O hábito de ouvir histórias contadas pelos pais e pelos avós, incentivou duas jornalistas baianas a desenvolverem o Projeto Trechos do Forró Nordestino. Laura Ferreira e Gilsimara Cardoso decidiram seguir a carreira jornalística quando ainda eram adolescentes e faziam o ensino médio na cidade de Riachão do Jacuípe, BA.

Laura Ferreira falando sobre o Trechos do Forró na Rádio Jacuípe. Foto : Arquivo pessoal

No terceiro ano do 2 grau, nós participamos de uma feira cultural na escola, o nosso projeto era escrever um jornal durante esse período, criamos o Feiral, foram 5 edições semanais, ou seja, continuamos depois da feira. Mas, fomos censuradas, rsrs, “ relata Gilsimara Cardoso.

O desejo em seguir o jornalismo e trabalhar com cultura só aumentou, Laura foi estudar na UNEB em Juazeiro, BA e Gilsimara na UNAERP em Ribeirão Preto, SP.

 

“No separamos por anos, mas sempre fazíamos trabalhos de assessoria de comunicação à distância, (fri lancer) o Trechos do Forró trouxe para a gente a oportunidade de trabalharmos juntas pessoalmente, claro! ”, afirma Laura Ferreira.

O projeto saiu do papel em janeiro desse ano, no I Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, BA. Com a proposta de contar histórias de personagens não conhecidos pela grande mídia, mas bem conhecido pela população local por fazerem parte da história do forró na região.

 Clara Ferreira, Gilsimara Cardoso com a menina da sanfona , Alice D’ angelo em Riachão do Jacuipe, BA

.“Laura conhece muito os artistas do meio do forró, o pai dela, senhor Nelson é sanfoneiro, fã de Luiz Gonzaga, ela cresceu nesse universo cultural, sempre quis ajudar os artistas que não são conhecidos. Eu amo forró, sertão e o Nordeste, então tudo se encaixou.”, explica Gilsimara.

Clara Ferreira após entrevista com o músico Chambinho do Acordeon.  Foto: Arquivo pessoal.

Durante o Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, o Trechos do Forró revelou a repórter mirim, Clara Ferreira, filha de Laura. Clara com apenas 10 anos, entrevistou músicos da região e também fez a cobertura do Festival entrevistando grandes artistas como o cantor e compositor Nando Cordel, a cantora portuguesa Noa, o músico e ator Chambinho do Acordeom, a menina da sanfona, Alice D´Angelo e o embaixador do forró da Bahia, Del Feliz.

Entrevista com o cantor e compositor Nando Cordel no I Festival de Forró de Riachão do Jacuípe, BA.  Foto: Arquivo Trechos do Forró

“Kaká sempre gostou de cordel, ela escreveu um cordel para o Festival, nós decidimos gravar ela recitando, durante a gravação percebemos que ela tinha muito talento, como mãe eu já estava acostumada com a desenvoltura dela, mas quando Gilsimara assistiu, se empolgou, rsrs. Então decidimos juntas deixar ela como repórter mirim do Trechos”, conta Laura, cheia de satisfação.

A menina foi um sucesso no Festival, Clara com a inocência de uma criança e também com o talento de uma boa repórter, conseguiu se diverti e trabalhar ao mesmo tempo, nos bastidores das gravações, aconteceram fatos inusitados que, segundo a jornalista Gilsimara Cardoso, trazem boas recordações.

 “No segundo dia do Festival, eu deixei a Clara esperando na área da imprensa para entrevistarmos o prefeito da cidade, Carlos Matos. Coloquei ela no ponto, fui buscar o entrevistado no palco, quando retornei com o prefeito ela sumiu. Fui no banheiro, no camarim e nada dela. Perguntei para o pessoal da segurança, eles me mostraram ela jogando bola do lado de fora com uma garrafa pet junto com dois meninos, eu falei: Clara o prefeito está esperando, ela falou: “tia espera, tô acabando a partida, rsrsrs.”

Entrevista com a cantora portuguesa Noa. Foto : Arquivo do Trechos do Forró

O Trechos do Forró tem novos planos, irá participar de outros Festivais e São Joãos pelo Nordeste. A equipe ainda é pequena e sobrevive de apoios. “Somos em 5, dois cinegrafistas, duas jornalistas e uma repórter mirim, precisamos muito do apoio de vocês, graças a Deus muita gente nos ajudou”, afirma Laura.Entrevista com o embaixador do forró Del Feliz . Foto: Eliete Cordeiro

Para ser um colaborador do Trechos do Forró e patrocinar uma história, basta acessar o link na bio do Instagram @trechosdoforronordestino e falar com a equipe, o patrocinador é marcado na legenda e divulgado nos stories.

Assessoria de imprensa:

Gilsimara Cardoso (16) 99224-9307

#trechosdoforró #festivaldeforro#nordeste#bahia#cultura#saojoao#pernambuco#sanfona#forro#historia#educacao.

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Cultura

Academia de Karatê Várzea-Novense participa de 1° copa de Karatê Fênix em Mundo Novo

A Academia de Karatê Várzea-Novense Filhos do Dragão, neste último domingo, 26 de março, participou da 1°copa de Karatê Fênix
Cultura

Instituto Água Viva em Parceria com a Escola Professora Elizabeth Gomes de Oliveira realiza apresentações sobre a Páscoa.

Na última sexta-feira, dia 31 de março, aconteceu no povoado de Mulungu, apresentações sobre a Páscoa Amor Real, o qual