Vice-prefeita de Morro do Chapéu é acusada por uso de perfis falsos na internet.
O prefeito e o presidente da Câmara de Vereadores de Morro do Chapéu, centro-norte da Bahia, registraram um boletim de ocorrência contra a vice-prefeita do município.
Segundo eles, Juliana Pereira Araújo Leal (PL) é a responsável por ataques cibernéticos em perfis falsos no Facebook. Pelo menos duas páginas com os nomes “Ricardo Mendes” e “Morro em Chamas” estariam atacando opositores políticos e defendendo interesses da vice-prefeita e seus aliados na rede social.
Nas postagens, funcionários da prefeitura e adversários são identificados por apelidos, xingados com palavrões e ridicularizados com montagens feitas a partir de suas fotos.
Um relatório apresentado por um especialista em redes, aponta de que as publicações tenham sido feitas usando a conexão de uma das empresas da família Araújo na cidade de Alagoinhas, a ARATE BEBIDAS LTDA. No ofício enviado à Justiça, o laudo apresenta um cruzamento de dados entre placas de veículos de propriedade dos Araújo, endereço de empresas, linhas telefônicas e até gravações.
Uma gravação de circuito interno obtida com exclusividade, mostra o momento em que um veículo da Brilhante FM é visto – identificado através da placa – parado em frente à casa da mãe do prefeito. Em seguida, horas depois e na mesma data, um print mostra a publicação do mesmo fato na página “Ricardo Mendes”. Brilhante FM é nome fantasia da Rádio Oceânica LTDA. A mãe, o marido e o irmão da vice-prefeita aparecem como sócios e administradores da emissora.
O relatório conclui ainda, de que ela – Juliana – é a mentora e responsável pelas publicações, já que há ligação do endereço DNS, (Sistema de endereços na internet) com uma linha telefônica da vice. Depois da divulgação do release, os perfis foram apagados do Facebook pelo usuário da conta.
Lei da Fake News
O uso de perfis falsos para manipular opinião pública é crime e está previsto na Lei 13.834, de 2019, que pune com dois a oito anos de prisão quem divulgar notícias falsas com finalidade eleitoral.
Vale ressalta que a Vice-prefeita tem espaço aberto com o nosso site para fazer sua defesa.