Notícias

BACINE finaliza primeira edição com literatura, artesanato, cultura, esporte e cinema, salas lotadas e celebração do audiovisual baiano

Festival realizado em Riachão do Jacuípe reuniu realizadores de diferentes cidades, promoveu encontros e levou histórias da Bahia para a tela do Bacine.

Riachão do Jacuípe viveu três dias de cultura, leitura, formação e cinema com a primeira edição do BACINE – Festival de Cinema da Bacia do Jacuípe.
O evento abriu espaço para o audiovisual baiano, aproximou realizadores do público e colocou a região do Jacuípe no centro das telas.

Durante os dois dias de exibição, o público lotou as sessões e acompanhou uma programação que reuniu produções de diferentes territórios da Bahia.
O festival também distribuiu pipoca ao público, transformando as sessões em momentos de convivência e celebração do cinema.

A qualidade das produções também marcou a primeira edição. Os jurados enfrentaram o desafio de escolher os vencedores diante do alto nível técnico e artístico dos filmes selecionados, o que tornou a avaliação ainda mais criteriosa.

Na Mostra Baiana, Batuques da Fêra, de Uyatã Rayra e Pedro Patrocínio, de Feira de Santana, conquistou Melhor Filme. Mukondo, da vida após a morte, de Fernanda Souza, de São Francisco do Conde, venceu Melhor Roteiro. O Livro Mágico do Sertão, de Sandoval Dourado, de Irecê, recebeu o prêmio de Melhor Fotografia. Rede Guardiãs, de Ricardo Boa Sorte e Michele Nascimento, de Palmeiras, venceu Melhor Montagem. Maria Preá, de Vinicius Kabelo, de Irecê, conquistou Melhor Direção, enquanto Amém, Amor, de Ricardo Oliveira e Vitória Maria, de Riachão do Jacuípe, recebeu Menção Honrosa.

Na Mostra Estudantil, Magaly, a Renegada, de Joston Luiz do Nascimento Oliveira, de Juazeiro, venceu Melhor Filme e Melhor Fotografia. Eu Vim do Serrote, Eu Vim Passeá, de Maria Clara Gomes Simões, de Conceição do Coité, conquistou Melhor Roteiro. Salve o Rio Jacuípe, produzido pelos alunos do 5º ano do Instituto Santa Marta, de Riachão do Jacuípe, venceu Melhor Montagem. Já De Volta Para Mim, de Igor Adonai, de Salvador, recebeu o prêmio de Melhor Direção.

Para Laura Ferreira, coordenadora e curadora do BACINE, o resultado superou as expectativas da organização. “O Bacine em sua primeira edição já nasceu grande e superou as nossas expectativas. A troca de conhecimentos, os diversos olhares na Tela do Bacine, a presença de caravanas de cidades, o resultado produtivo das oficinas, a participação de jovens e diversas faixas etárias sinaliza pra nós que o Bacine veio pra ficar e que o Cinema é mesmo a convergências das artes”

A presença de alguns realizadores e das equipes reforçou uma das principais propostas do festival: criar conexões entre quem produz cinema e quem assiste às histórias contadas nas telas.

O ECOCINE – Nos rastros do Caipora- também integrou a programação do BACINE. Ciclistas jacuipenses percorreram o caminho até o local de gravação do filme “O Caipora”, conectando cinema, território e mobilidade. Na volta, o grupo participou de um café da manhã coletivo na Praça da Matriz, encerrando o passeio em clima de confraternização e troca.

Ao finalizar sua primeira edição, o BACINE deixa como resultado uma experiência que une cinema, literatura, cultura, formação e
diferentes sotaques. Histórias e olhares, enquanto o cinema produzido na Bahia ganhou espaço, público e visibilidade.

Assessoria de Imprensa
BACINE – Festival de Cinema da Bacia do Jacuípe
Gilsimara Cardoso
Jornalista – MTB 0085930/SP
Contato: (16) 99224-9307

Crédito das imagens: Gilsimara Cardoso

alison noticias

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A