Campanha de vacinação contra a Febre Aftosa segue até o fim do mês em Várzea Nova
Segue até o final do mês de maio de no município de Várzea Nova, a campanha de vacinação contra a febre aftosa. A estimativa é vacinar cem por cento das cabeças de gado em pequenas e grandes propriedades. Os produtores que não regularizarem a situação no prazo estabelecido recebem um auto de infração, que pode ser revertido em multa.
Segundo a Adab, os produtores têm até o dia 15 de junho, para fazer a comprovação da vacina. Para declarar o pecuarista deve se dirigir ao escritório da agência munido dos seus documentos pessoas, o documento da propriedade para atualização cadastral e a nota fiscal da compra das vacinas.
Um único foco de Febre Aftosa é considerado emergência sanitária, pois pode fazer retroagir o trabalho de desenvolvimento da cadeia produtiva, causando incalculáveis perdas para o setor agropecuário, com bloqueio das relações comerciais interestaduais e internacionais, gerando endividamento, desemprego e até desabastecimento. “É importante alertar aos produtores para manter e elevar o índice de cobertura vacinal do animal e da propriedade, por isso, todo esforço do Governo da Bahia, da Adab e da Secretaria da Agricultura para manter nosso município atento na preservação de status livre de Febre Aftosa”, declarou o secretário da agricultura do município.
Atualmente, a Bahia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como Área Livre de Febre Aftosa, com vacinação.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.