Prefeitura de Várzea Nova entrega tablets para agentes comunitários de saúde
Nesta segunda-feira, dia 11 de maio, a prefeitura de Várzea Nova entregou tablets aos 28 (vinte e oito) agentes comunitários de saúde do município.
Os tablets fazem parte de um pacote de ações do Município pela informatização da rede de saúde. Os novos equipamentos terão conexão com a internet e serão monitorados. Os agentes vão deixar as fichas de papel para trás, inserindo as informações do usuário no sistema e-SUS em tempo real.
O e-SUS Atenção Primária (e-SUS APS) é uma estratégia do Departamento de Saúde da Família para reestruturar as informações da atenção primária em nível nacional. Esta ação está alinhada com a proposta mais geral de reestruturação dos Sistemas de Informação em Saúde do Ministério da Saúde, entendendo que a qualificação da gestão da informação é fundamental para ampliar a qualidade no atendimento à população.
“Com os dados computados, o município terá melhor condição de conhecer seu público, quais as doenças mais frequentes e prevenir epidemias, já que as informações serão lançadas em uma rede que será monitorada pela secretaria de saúde o tempo todo”, afirmou o secretário da saúde.
Neste período de pandemia, esta tecnologia também vai ser de fundamental importância, fazendo com que os sintomas dos pacientes acompanhados pelos agentes sejam enviados para o Ministério da Saúde em tempo real, auxiliando no planejamento das estratégias para o enfrentamento e controle da Covid-19 pelos órgãos de saúde.
Além dos tablets os servidores serão treinados e capacitados para utilizar o equipamento e o sistema.
“Este é mais um investimento da Administração em informatização, estamos buscando inovação e otimização do serviço em prol da nossa cidade e do povo varzeanovense”, afirmou o prefeito.
Vale lembrar, que os equipamentos foram adquiridos com recursos destinados exclusivamente para a informatização dos serviços de saúde.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.