Eólicas Serra da Babilônia publica nota comunicando a suspensão de suas atividades
A Eólica Serra da Babilônia publicou uma nota na última segunda-feira, dia 23 de março, informando a suspensão temporária das obras de expansão da Fase 2 do parque SdB, como medida preventiva para o combate ao COVID-19 nos municípios do entorno. A mesma informou também que a operação de geração de energia do parque de Serra da Babilônia está assegurada, com um contingente mínimo de trabalhadores e protocolos de prevenção, para que o fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional seja mantido.
Confira a nota na íntegra:
“A Eólicas Serra da Babilônia informa que determinou, a partir desta (segunda, 23/03), a suspensão temporária das obras de expansão do Complexo Eólico Serra da Babilônia.
Essa decisão dá sequência as outras medidas já adotadas pela companhia, na redução dos riscos do contágio do coronavírus e no reforço à prevenção nos municípios do entorno, de suas comunidades e de seus colaboradores.
Desde a última semana, iniciamos a elaboração de um Plano de paralisação responsável em coordenação com as empresas contratadas e terceirizadas na execução da obra, estabelecendo procedimentos e protocolos para acompanhamento, o qual já vem sendo realizado por nossa área de Segurança e Saúde Ocupacional (SSO), para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores e das pessoas da comunidade.
A desmobilização das obras de Serra da Babilônia (SdB) está prevista para ser iniciada a partir de hoje com previsão inicial de retorno no dia 20 de abril, prazo este que, de acordo com a evolução dos fatos e de novas orientações do Ministério da Saúde, Secretárias Estaduais e Municipais, poderá ser estendido ou não.
Expedimos, já no final de semana, ordens para que não sejam mais enviados materiais e equipamentos às obras. Entretanto, dado que alguns materiais e equipamentos já se encontram em trânsito, é possível que alguns recursos cheguem ao empreendimento durante as próximas duas semanas. Estes recebimentos serão conduzidos de modo a limitar a interação dos transportadores com pessoas da comunidade e em estrita observância das medidas de saúde e higienização expedidas pelas autoridades.
Reforçamos que o Complexo Eólico Serra da Babilônia – Fase 1 continuará a operar, utilizando, para tanto e em sua quase totalidade, o contingente de colaboradores próprios e de nossos fornecedores que já residem na região. Garantir o fornecimento de energia nesse momento é muito importante, sendo considerado um serviço essencial no decreto presidencial no 1.282, de 20 de março de 2020. Por isso, as Eólicas Serra da Babilônia estão adotando todas as medidas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), pelo Ministério da Saúde, Governo e Prefeituras locais, para prevenção do coronavírus, para manter nossos colaboradores e a comunidade em segurança e continuar garantindo a energia para o funcionamento de hospitais, indústrias e atividades domésticas.
Avaliaremos, caso a caso, quando houver a necessidade de realizarmos atividades de manutenção, considerando apenas as atividades essenciais e somente após todas as medidas de segurança e controle terem sido adotadas. Estas atividades também podem demandar a entrega de materiais no empreendimento, mas em quantidade substancialmente inferior à demandada pelas obras de implantação do novo projeto.
Estamos todos juntos no combate à pandemia do COVID-19, e colocamos nossos canais nas redes sociais à disposição das prefeituras e secretarias locais, governos Federal e estaduais, Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, para o reforço no compartilhamento de informações sobre as diretrizes adotadas, atualizações sobre novos procedimentos, para um alcance maior de informações que ajudem a população e combatam à desinformação.
Contem conosco! Com consciência, informação e, principalmente juntos, superaremos essa pandemia global e, muito em breve, voltaremos à normalidade”.
Fonte: Rio Energy.