Governo deve anunciar prorrogação do lockdown na Bahia.
O governador Rui Costa (PT) deve anunciar a prorrogação do decreto que determina o fechamento de serviços não essenciais na Bahia. O lockdown iniciado às 17h da última sexta, dia 26 de fevereiro, acabaria nesta segunda, dia 01 de março, às 5h. Segundo apurou o site Correio, a prorrogação deve se estender até a próxima quarta, dia 03 de março.
Estão suspensos eventos e atividades, independentemente do número de participantes e horário, que envolvam aglomeração, como cerimônias de casamento, atividades religiosas, solenidades de formatura, bem como aulas em academias de dança e ginástica. Também estão proibidas atividades esportivas coletivas amadoras, já as práticas individuais estão permitidas desde que não gerem aglomerações.
Estabelecimentos comerciais como padarias e supermercados poderão funcionar, mas sem comercializar bebidas alcoólicas.
Como o decreto vale para todo o estado, cidades de toda a Bahia ficaram vazias logo que o comércio de rua, principal atividade comercial de muitas cidades, foi fechado.
A Bahia registrou 90 mortes e 3.133 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com boletim divulgado pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). O número de óbitos no estado desde o início da pandemia chegou a 11.819 neste domingo (28).
Táxis, mototáxis e motoristas por aplicativo poderão circular normalmente, segundo informou a Semob. A partir das 20h, contudo, a circulação deve respeitar o toque de recolher, comprovando a necessidade de atendimento a situações específicas, como ida à farmácia, busca por serviço de saúde e outras emergências. O atendimento ao aeroporto e à rodoviária continua permitido, para garantir transporte dos passageiros em viagem.
Denúncia.
Se você presenciar alguma aglomeração, comércio funcionando irregularmente ou qualquer descumprimento que seja, pode fazer a sua denúncia à Policia Militar da Bahia.
Até então, a PM registrou mais de 600 denúncias através dos canais 190, (71) 3235-0000 para quem mora em Salvador e o 181 para quem está no interior. O objetivo é auxiliar a polícia no seu trabalho, garantindo o cumprimento dos decretos.