Mutirão do rastreamento do câncer de mama atende mais de 750 mulheres, em Várzea Nova.
No período de 16 a 23 de setembro a prefeitura de Várzea Nova e a secretaria da Saúde em parceria com o Governo do Estado promoveu o mutirão de rastreamento do câncer de mama.
Durante o mutirão foram realizados mais de 750 exames de mamografias em mulheres entre 40 e 69 anos. “Desde o início da nossa gestão temos buscado firmar parcerias para garantir uma saúde pública de qualidade e acessível a todos em nosso município. Realizar o mutirão de mamografias é sem dúvidas uma vitória, pois é através dele que conseguimos identificar e tratar o câncer de mama precocemente. Agradecemos ao Governo do Estado pela parceria e reafirmamos o nosso compromisso em continuar trabalhando pelo povo várzea-novense”, comentou o secretário da Saúde.
O câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam o sexo feminino. As práticas de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas ao menor risco de desenvolver a doença. Cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor.
Os principais sinais e sintomas da doença são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou nas axilas.
De acordo com a prefeitura os resultados dos exames serão encaminhados nos próximos dias para as Unidades de Saúde.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.