Notícias

Prefeitura de Várzea Nova lança campanha de destinação dos recursos do Imposto de Renda para o Fundo da Criança e do Adolescente


Almejando maior captação de recursos para área infanto-juvenil, o Estatuto da Criança e do Adolescente, previu a criação de Fundos Especiais, vinculados aos Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente. Por fontes de origens diversas, esses fundos são compostos e seus recursos são utilizados, exclusivamente, para fins como custeio de ações, programas, projetos e serviços destinados aos direitos de crianças e adolescentes.

O Fundo da Criança e do Adolescente é um programa e pode ser usado por qualquer pessoa física, empresas e organizações para aplicar em programas que visam à inclusão social, educação e prevenção de crimes, como, por exemplo, o abuso sexual infantil. Para reduzir o imposto devido e apurado na declaração do Imposto de Renda deste ano, as doações devem ser realizadas diretamente para o Fundo da Criança e do Adolescente do município.

Que recursos compõem o Fundo da Criança e do Adolescente?
O Fundo da Criança e do Adolescente é composto, principalmente, pelos seguintes recursos: recursos públicos em geral, inclusive os repasses realizados pelo Poder Executivo; doações de pessoas físicas e jurídicas, sejam elas em bens materiais, imóveis ou recursos financeiros (inclusive aquelas dedutíveis do Imposto de Renda); rendimento de aplicações financeiras; recursos provenientes de multas por infrações administrativas, além de outros que lhe forem destinados.

Como os recursos do Fundo da Criança e do Adolescente são aplicados?
As verbas do Fundo serão aplicadas conforme as demandas e as prioridades apuradas pelo Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente. São exemplos de usos possíveis: estudos e diagnósticos sobre a realidade social das crianças e dos adolescentes; programas de atendimento a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vítimas de violência; programas de incentivos à guarda e à adoção; programas e ações que visem a erradicação do trabalho infantil; profissionalização dos adolescentes; divulgação dos direitos das crianças e adolescentes, dentre outros.

Que doações são dedutíveis do Imposto de Renda?
Conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os contribuintes poderão deduzir o Imposto devido, na declaração do Imposto de Renda, o total das doações feitas ao Fundo da Criança e do Adolescente, devidamente comprovadas, obedecidos os limites estabelecidos, que, atualmente, é de 3% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Como fazer doação dedutível do Imposto de Renda?
Conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente, os contribuintes poderão deduzir o Imposto devido, na declaração do Imposto de Renda, o total das doações feitas ao Fundo da Criança e do Adolescente, devidamente comprovadas, obedecidos os limites estabelecidos, que, atualmente, é de 3% para pessoas físicas e 1% para pessoas jurídicas.

Como fazer uma doação de dedutível do imposto de renda?
O contribuinte que desejar efetuar uma doação, dentro do limite de dedução previsto na legislação, deverá seguir os seguintes procedimentos:
1 – Efetuar uma simulação da Declaração do Imposto de Renda para estabelecer o valor da referida doação;
2 – Escolher o Fundo da Criança e do Adolescente do município para efetuar uma doação em dinheiro;
3 – Verificar os dados bancários para depósito;
4 – Efetuar o depósito na referida conta para que a dedução possa ser utilizada na Declaração do Imposto de Renda do ano-calendário do depósito;
5 – Remeter cópia do depósito ao Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, juntamente com seus dados pessoas;
6 – Solicitar que o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente remeta recibo confirmando a doação efetuada, conforme formulário próprio.

É importante lembrar que:
– Mesmo não contribuindo com o Imposto de Renda você também pode doar qualquer valor.
-Sua atitude pode mudar o futuro de crianças e adolescentes do nosso município.

Para mais informações entre em contato com o seu contador ou procure o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.

Avatar

Alisson Luz

About Author

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like

Notícias

Mais uma edição do Bahia Gospel, dessa vez foi no povoado de Lages do Batata

Ocorreu neste sábado, 24 de Agosto, mais uma edição do projeto Bahia Gospel na Praça. Dessa vez , foi realizado
Notícias

Governo do Estado inaugurará dia 13 de Setembro Policlínica em Jacobina

O Governo do Estado da Bahia adiou para o dia 13 de setembro a inauguração da policlínica de Jacobina. A