Secretaria de educação de Várzea Nova divulga os primeiros resultados do Programa Busca Ativa Escolar
A secretaria de educação de Várzea Nova, divulgou nesta sexta-feira, dia 16 de julho, os primeiros resultados do Programa Busca Ativa Escolar no município.
De acordo com o boletim publicado, o município ao aderir o programa possuía 111 estudantes fora da escola, sendo que destes 56 eram do Ensino Fundamental I e II e 55 do Ensino Médio. Hoje após a busca ativa realizada pelos técnicos do programa 57 foram identificados e seguem sendo monitorados, enquanto 32 aguardam localização.
A Busca Ativa Escolar é uma estratégia composta por uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizadas gratuitamente para estados e municípios. Ela foi desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A intenção é apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão. Por meio da Busca Ativa Escolar, municípios e estados têm dados concretos que possibilitarão planejar, desenvolver e implementar políticas públicas que contribuam para a garantia de direitos de meninas e meninos.
“Ao aderirmos o programa nós mobilizamos diversas secretarias e setores para enfrentar esta realidade que é a evasão escolar de crianças e adolescentes. Foram inúmeras visitas, movimentos de conscientização e outras ações que nos fizeram chegar a este resultado. Não é o ideal, mas com o trabalho em equipe e tendo como meta a garantia de um futuro melhor para todos, com certeza chegaremos lá”, declarou a secretária de educação várzea-novense.
Fonte: Assessoria Geral de Comunicação.